Eixos e Mesas
Os eixos são os principais pontos de discussão dentro do ENEF, e terão uma abordagem voltada ao tema principal do evento. O tema do XL ENEF é: "O protagonismo farmacêutico nas práticas de saúde" que trará aos participantes a realidade da atuação do farmacêutico nas práticas integrativas e complementares e dará outras perspectivas.
Logo após cada eixo, os participantes serão direcionados para Grupos de Trabalho, com o objetivo de dinamizar a discussão do tema dos eixos e elaborar preposições acerca do tema para que possa ser trabalhada na nossa formação acadêmica.
Além disso, o ENEF terá outras mesas temáticas que irá contextualizar a realidade acadêmico-profissional farmacêutica com temas pré-definidos pela organização do evento.
Eixos
Eixo 01
“Resgate histórico das PICs”
Contextualizar as Práticas Integrativas e Complementares demonstrando sua importância histórica e delinear o caminho percorrido desde até a implementação da Política Nacional e seu reflexo nos dias atuais e as perspectivas da PNPIC.
---
Eixo 02
“Não é questão de opinião”
Discutir as duas vertentes de conhecimento distintas (científico X empírico) para construção de praticas alternativas em saúde, trazendo seus prós e contras, bem como as divergências e convergências das mesmas.
---
Eixo 03
“O Desmonte do SUS e o desafio das PICs”:
Abordar os desafios da implementação das PICs no SUS, as dificuldades da população em ter acesso a estas práticas diante do desmonte do SUS e o papel do controle social nesse processo.
Mesas temáticas
Mesa temática 01
“O farmacêutico do futuro. Os desafios da nova DCN”
Discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), analisando o perfil do egresso como profissional generalista e os modelos pedagógicos para formação do mesmo, considerando os anseios e necessidades da categoria farmacêutica.
---
Mesa temática 02
"Determinantes sociais da saúde"
Abordar as políticas nacionais de saúde integral dos grupos sociais vulneráveis e a inserção do profissional farmacêutico na atenção à saúde.
---
Mesa temática 03
“Biopirataria”
Discutir os fatores associados à apropriação ilegal dos recursos naturais, conhecimentos e valores socioculturais dos povos brasileiros, além da bioprospecção no desenvolvimento da produção científica.