top of page

CIDADE

Manaus localizada na região Norte do Brasil e capital do Amazonas, o maior Estado brasileiro, com uma área de 11.401 km² e de clima equatorial é considerada o portão de entrada para a maior reserva ecológica do planeta: a Floresta Amazônica. O nome "Manaus" é originado da tribo Manaós, que habitava a região. Seu nome significa "Mãe de Deus".

Começou a ser colonizada em 1669, como um pequeno forte em pedra e barro com quatro canhões, chamado Forte de São José da Barra do Rio Negro. Em torno deste forte, nasceu o arraial que deu origem à cidade de Manaus. Em 1833 passa à categoria de Vila, com o nome de Manaus. Em 24 de Outubro de 1848 recebe o título de cidade, tornando-se a Capital da Província do Amazonas.

O Ciclo da Borracha foi importante para o desenvolvimento da cidade. Destaque para o famoso Teatro Amazonas e o Mercado Municipal que foram construídos com material europeu, em estilo neoclássico e art nouveau. Com o declínio da borracha a solução para que o desenvolvimento regional continuasse, foi a criação da Zona Franca de Manaus em 1967. Manaus ganhou um fluxo turístico muito grande e hotéis foram construídos para formar parte da infra-estrutura de atendimento ao turista. Ainda hoje, a Zona Franca é a principal fonte de renda do estado.

O município é o maior destino de turistas na Amazônia e foi o 8º destino brasileiro mais visitado pelos estrangeiros em 2013. Há um significativo número de hotéis de selva em sua região metropolitana, que funcionam também como atrativos turísticos. Uma das principais atrações turísticas é o Teatro Amazonas, símbolo arquitetônico e cultural datado de 1896 - época áurea da borracha - e Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas.

A região recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, concedido em votação feita pelo mercado mundial de turismo, durante a World Travel Market, ocorrido em Londres em 2009. Em 2010, em uma pesquisa feita entre os visitantes, o turismo foi avaliado como satisfatório por 92,4% dos turistas nacionais e 94% entre os turistas estrangeiros.

Durante todo o ano, recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas. As visitas de cruzeiros à cidade ocorrem por temporadas, em geral, entre os meses de outubro e abril de cada ano. Em média, Manaus recebe 23 navios por temporada. Os europeus são os que mais visitam a cidade pelos navios de cruzeiro, com destaque aos alemães. Os norte-americanos também respondem por uma parcela significativa dos turistas de navios de cruzeiro.

 

O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, é notadamente explorado. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: O Encontro das Águas, um fenômeno natural causado pelo encontro das águas barrentas do rio Solimões com as águas escuras do rio Negro, as quais percorrem cerca de seis quilômetros sem se misturarem. Esse fenômeno acontece em decorrência da temperatura e densidade das águas, e, ainda a velocidade de suas correntezas; Praia da Ponta Negra, uma praia fluvial às margens do rio Negro, localizada a 13 km do Centro, onde depois da revitalização do complexo turístico, pode-se aproveitar de uma praia durante todo ano independente da vazante ou cheia do Rio Negro;

A Praia da Lua é outra praia fluvial, localizada à margem esquerda do rio Negro, distante 23 quilômetros de Manaus. Tem o formato de uma lua em quarto crescente e uma vegetação de rara beleza natural com uma extensão de areia branca e banhada pelas águas límpidas do rio Negro; Praia Dourada, na zona rural de Manaus, distante 20 quilômetros do centro da cidade, sendo banhada pelo igarapé do Tarumã e o rio Negro; e a Cachoeira do Paricatuba, situada na margem direita do rio Negro, num pequeno afluente. A cachoeira é formada por rochas sedimentares e cercada por vegetação abundante e o acesso é feito por via fluvial.

Alguns pontos que não se devem perder quando visitá-la, são:

  1. Arquipélago de Anavilhanas;

  2. Bosque da Ciência;

  3. Complexo turístico Ponta Negra;

  4. Encontro das Águas;

  5. Largo São Sebastião;

  6. Museu da Amazônia - Jardim Botânico;

  7. Palácete da polícia;

  8. Palácio da Justiça;

  9. Palácio Rio Negro;

  10. Parque do Mindú;

  11. Parque Ponte dos Bilhares;

  12. Parque Sumaúma;

  13. Porto de Manaus;

  14. Praia do Açutuba;

  15. Presidente Figueiredo;

  16. Teatro Amazonas;

  17. Zoológico do CIGS;

  18. Dentre outros

fonte: Prefeitura de Manaus

bottom of page